O Pároco

Perguntas:

Quando e como decidir vir para Brasil?

Na Índia, quando estava cursando no seminário no terceiro ano de Filosofia, Dom Lessa, Bispo auxiliar do Rio, visitou o nosso seminário. Ele fez um convite de missão ao Brasil para aqueles que sentissem desejo. Quando eu estava fazendo estágio na casa do bispo na diocese de origem, manifestei o meu desejo ao Dom Lessa de vir ao Brasil. Ele providenciou todo o necessário a minha chegada junto com Cardeal Dom Eugênio, que era o Bispo responsável pela Arquidiocese do Rio de Janeiro

Como foi a chegada onde ficou? Quem o acolheu?

Cheguei ao Rio de Janeiro no dia 14 de setembro de 1985. Vim de avião de Alitalia. Fiquei uns meses com Pe Agostinho em Bonsucessoe Pe José em Campo Grande , que eram da Índia,  trabalhando algum tempo nesta Arquidiocese. Na verdade quem me acolheu foi o bispo desta Arquidiocese e como ele não sabia falar meu idioma me obrigou ficar com padres indianos.

Onde aprendeu idioma e como chegou a são Jose?

 

Como o ano letivo estava quase terminando, fiquei aguardando um tempo à espera de aprender a língua portuguesa. Primeiramente aprendi com o povo onde eu ficava e as pessoas me ajudaram. Uns a ler e outros a escrever. Entrei no curso de seminário no ano 1986 sem muito domínio do idioma para frequentar o curso superior de teologia. Encontrei muita dificuldade em dominar a língua portuguesa. Por isso, o Bispo mandou-me fazer um curso intensivo, nas férias de julho, naquele mesmo ano. Depois fiz quatro anos de curso de teologia no Seminário São José, no Rio comprido. Após estágio de Diaconato de seis meses, fui ordenado por D Eugênio, no dia 10 de agosto de 1991, na catedral do Rio de Janeiro.  Após a ordenação foi enviado a ajudar Pe. Nelson, na Paróquia Bom Jose em Anchieta, pois era um padre idoso com 77 anos. Com a morte de Pe Edder da Paróquia São Dimas, em Padre Miguel fui transferido para essa Paróquia e me  tornei, depois um ano, Pároco dela. Depois fui transferido para a Comunidade São José Operário e desde 01 de maio de 1996 estou aqui com vocês. Eu me tornei o primeiro pároco desta comunidade e continuo até que o Bispo ordene minha saída. Sucesso não é dinheiro nem posição social. Sucesso é voce se sentir realizado. Estou aqui para voces e peço a esta comunidade me ajudar a fazer a minha tarefa na missão. 

 



SJO - © 2014 - Todos os direitos reservados - Gestão e Desenvolvimento por: