>> Pastoral da Liturgia

por Koodathinal, 05/11 às 19:09 em 4 Pastorais e Serviços

Liturgia é uma palavra que vem do grego “λειτουργ?α” e significa serviço (ou ofício) do povo, serviço público. A Santa Igreja considera a liturgia como o exercício da função sacerdotal de Jesus Cristo, na qual realiza-se a santificação dos homens através do culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo (a Igreja). A Liturgia é expressada através dos ritos: os Sacramentos (uma espécie de canais por onde a Graça Divina desce às almas) e a Santa Missa (o Santo Sacrifício Incruento e Perpétuo da Cruz).

A liturgia é o Coração da Igreja, e toda ação litúrgica se dá por Cristo, com Cristo e em Cristo. Sendo assim, a Equipe de Liturgia Paroquial busca um trabalho em conjunto com todas as pastorais a fim de promover uma participação maior e mais ativa de todos os fiéis. Tal participação consiste em se aprofundar (através da conversão diária) nos mistérios de Deus celebrados nos ritos, os quais são dados por Deus a nós e não criados pelos homens. Ali Jesus está agindo na Força do Seu Espírito Santo. É na liturgia que a Igreja sempre experimenta novamente o Amor, a Grandeza, a Santidade e o Senhorio de Deus. Bem como entende que não existe por ela e nem para ela, mas para a Glória de Deus. Através da liturgia Deus mostra que a Igreja vive sustentada pela Sua Graça: tem tudo porque recebe tudo de Cristo, mas nada é dela de modo absoluto.

“A liturgia não vive de surpresas simpáticas, de invenções cativantes, mas de repetições solenes.” (Cardeal Joseph Ratsinger)

“Para que seja plena a eficácia da liturgia, é preciso que os fiéis se aproximem dela com as melhores disposições interiores, que seu coração acompanhe sua voz, que cooperem com a graça do alto e não a recebam em vão.” (Sacrosanctum Concilium nº 11)

“Com razão se considera a liturgia como o exercício da função sacerdotal de Jesus Cristo. Nela, mediante sinais sensíveis e no modo próprio de cada qual, significa-se e realiza-se a santificação dos homens e é exercido o culto público integral pelo corpo Místico de Jesus Cristo, isto é, pela cabeça e pelos membros. Portanto, qualquer celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo Sacerdote e do seu corpo que é a Igreja, é ação sagrada por excelência e nenhuma outra ação da Igreja a iguala em eficácia com o mesmo título e no mesmo grau”. (Sacrossantum Concilium, nº 7)

As principais tarefas da Equipe de Liturgia em nossa paróquia são:
- planejar, coordenar e avaliar, juntamente com o Padre, toda a vida litúrgica paroquial
- construir, formar, fortalecer e promover a união dos que integram as celebrações litúrgicas
- organizar e promover encontros paroquiais com o objetivo de fornecer todas as riquezas e a Doutrina da Santa Igreja

A Equipe de coordenação de Liturgia:. Maria Alice e Vanessa Nery