>>Equipe de Liturgia

por Koodathinal, 05/11/2014 às 14:57 em 4 Pastorais e Serviços

Equipe de Liturgia

A Liturgia é a celebração do Mistério de Cristo e, em particular, do Seu Mistério Pascal,  que é o centro da obra da salvação. Ela é em primeiro lugar ação da própria Santíssima Trindade, é ação do Cristo, realizando seu ofício de Sacerdote, e é a seguir ação de toda a Igreja. Assim, o celebrante principal de toda ação litúrgica é Jesus Cristo, e o segundo celebrante é todo o Povo de Deus, povo sacerdotal.
        Devemos estar conscientes de nossa responsabilidade ao realizar a Liturgia, pois, na Ação Litúrgica, agimos por Cristo, com Cristo e em Cristo. É assim de suma importância a animação litúrgica paroquial, buscando-se que as celebrações sejam bem preparadas e participadas e também a qualificação dos ministros e servidores. Este é o trabalho a ser desenvolvido pela Equipe de Liturgia paroquial, cuja missão pode ser assim definida: Construir, pela liturgia, comunidades eclesiais vivas e missionárias.

As principais tarefas da Equipe de Liturgia em nossa paróquia são:

• planejar, animar, coordenar e avaliar toda a vida litúrgica paroquial – diferentes formas celebrativas na Matriz e nas demais comunidades – dando particular atenção às grandes celebrações do Ano Litúrgico e da paróquia (Semana da Padroeira, Festas dos padroeiros das comunidades)
  • constituir, formar e fortalecer as equipes de celebração e promover a integração entre elas;
  • elaborar subsídios, prover meios que dinamizem e sustentem a formação litúrgica progressiva e permanente das comunidades (assembleias) e dos ministros.

Fazem parte da Equipe de Liturgia os coordenadores de celebração de todas as celebrações eucarísticas dominicais e semanais.  A ela se integram os agentes de liturgia (leitores, comentaristas, MESCs, acolhimento, coroinhas, cerimoniários e grupos de música).

Todos são convidados a colocarem seus dons a serviço da comunidade e atuarem como agentes de liturgia. Os que se sentirem motivados a este serviço devem entrar em contato com o grupo em que desejam desempenhar sua função ou diretamente com a Equipe de Liturgia.

Reunião: Quartas-feiras às 19:30 / Sábado às 17:00